Brasília
Hoje
30ºC
17ºC
Amanhã
29ºC
18ºC
IBOVESPA | -0,37% (127.128,06 pontos)
Desempenho da indústria nacional é segurado por preocupações com cenário macroeconômico
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 04/02/2025
A indústria brasileira inicia o ano de 2025 com um desempenho positivo, mas com grandes preocupações. Segundo o Índice de Gerentes de Compras (PMI), a demanda e produção estão pressionadas por inseguranças acerca da política fiscal, as condições monetárias e a taxa de câmbio.
A pesquisa é compilada pela S&P Global e demonstra que o índice subiu para 50,7 em janeiro, superando os 50,4 registrados em dezembro, e permanecendo acima da marca de 50 que determina o limite entre crescimento e contração. No entanto, o estudo aponta que o cenário é de instabilidade.
Isso porque, o primeiro mês do ano não correspondeu ao otimismo apresentado pelo setor em relação às perspectivas de dezembro. Com isso, as empresas dependem da melhoria concreta da macroeconomia para que seus esforços sejam revertidos em lucro.
Janeiro apresentou um aumento considerável nas pressões de custo, consequência da taxa de câmbio desfavorável principalmente ante o dólar, mas também o euro, com preços mais caros de materiais e frete.
A dinâmica deve refletir diretamente no comportamento das empresas dentro do mercado, tanto interno quanto externo, com destaque para uma elevação dos preços e mudanças no comportamento de investidores. Além disso, essa instabilidade fiscal irá prejudicar os quatros meses de expansão registrados no ano passado.
Assim, o desempenho do setor como um todo será afetado pelas atuais condições, e consequentemente, toda a economia nacional deve sentir os impactos dessa instabilidade.