Brasília

-

Hoje

30ºC

17ºC

Amanhã

29ºC

18ºC

IBOVESPA | -0,37% (127.128,06 pontos)

Como a textura da bebida influencia na decisão de compra

O processo para encontrar a textura certa é complexo

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 19/02/2025

Dentro da indústria de bebidas a mensagem transmitida pelo produto ao consumidor é essencial na hora da compra. Essa comunicação acontece por meio de diversos aspectos, como embalagem, cores, sons e textura.

O cliente não busca apenas saciar sua sede, procurando por uma experiência completa desde a compra até o consumo. Por isso, o desenvolvimento de um produto precisa ser estrategicamente pensado para o seu público alvo. Nesse sentido, a textura da bebida atua como um elemento central.

Tudo depende da mensagem a ser transmitida, mas também de aspectos culturais e do momento do consumo. Por exemplo, bebidas que tem o objetivo principal de matar a sede criam a expectativa de uma textura leve e fina, enquanto as que desejam trazer a sensação de prazer tendem a ser cremosas e ricas em sabores.

O processo de encontrar a textura certa envolve o uso de ferramentas de análise multivariada e diferentes áreas do conhecimento, como gastronomia, ciência dos alimentos, ciência dos materiais, ciência sensorial e o estudo do comportamento do consumidor. Por isso, depende de análises, tanto instrumentais quanto sensoriais. 

A utilização de agentes de texturas para o melhoramento de um produto ou mesmo a substituição de um componente é uma tarefa complexa. No entanto, novas tecnologias podem ser implementadas para que o fabricante tenha acesso a uma maior gama de possibilidades.