Brasília
Hoje
30ºC
17ºC
Amanhã
29ºC
18ºC
IBOVESPA | -0,37% (127.128,06 pontos)
A complexidade do sistema tributário é a principal causa
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 21/02/2025
Em um desdobramento da complexidade do sistema tributário brasileiro, a maioria das empresas pagam mais tributos do que o necessário. A conclusão é de um levantamento realizado pelo Grupo AG Capital, especializado na recuperação de impostos sobre a folha de pagamento.
O estudo apontou que 99% das empresas arcam com encargos fiscais superiores ao exigido pela legislação vigente. Os principais fatores por trás dessa realidade são a alta carga tributária e a complexidade regulatória, já que o país conta com milhares de normas em vigor, o que aumenta o número de equívocos fiscais.
Como consequência, é possível observar uma redução da liquidez de companhias e um prejuízo da gestão financeira, além de, muitas vezes, causar a inviabilização da correção monetária de tributos pagos a maior, por conta de prazos de prescrição.
Nesse caso existe uma diferença entre o pagamento indevido e o pagamento a maior. O primeiro é definido como um tributo recolhido sem que haja obrigatoriedade legal para isso, podendo ser causado por falhas operacionais, interpretação equivocada da legislação ou inconsistências nos cálculos dos valores devidos.
Já o segundo, ocorre quando um tributo é recolhido em um montante superior ao devido, geralmente decorre de erros na apuração dos cálculos ou falhas no processamento do pagamento.
Muitas empresas têm utilizado a revisão tributária para otimizar sua carga tributária e manter a sustentabilidade financeira. A crescente digitalização dos processos fiscais e a maior facilidade para encontrar consultorias especializadas têm contribuído para a prática e garantindo maior eficiência financeira.
Com informações Veja