Brasília

-

Hoje

30ºC

18ºC

Amanhã

31ºC

18ºC

IBOVESPA | -0,94% (131.902,19 pontos)

A aplicação da impressão 3D na indústria de alimentos e bebidas

Nova tecnologia promete diminuir custos e aumentar produtividade

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 14/03/2025

A indústria de alimentos e bebidas tem sofrido mudanças profundas em seu processo de produção devido às inovações no campo tecnológico. Com isso, o modelo tradicional tem sido transformado por novos equipamentos e processos. Entre as novidades está a impressão 3D, que promete diminuir custos e aumentar a eficiência. 

De acordo com um levantamento da Markets and Markets, a expectativa de crescimento para o mercado global de impressão 3D para o setor de alimentos e bebidas é de US$1,9 bilhões até 2027. 

Muitas empresas do setor utilizam essa nova tecnologia para imprimir peças que podem ser usadas para reposição, diminuindo assim os prazos de espera e custos. Além disso, a produção interna garante que as peças necessárias estejam sempre disponíveis.

Outra aplicação consiste em produzir instrumentos personalizados, desenvolvidos sob medida para responder em tempo recorde às demandas operacionais, trazendo maior autonomia de fornecedores externos. 

Também é possível fabricar gabaritos e calibradores, essenciais para para as trocas de setup das linhas de produção, possibilitando que as máquinas estejam sempre ajustadas de maneira precisa.

O tempo para solucionar questões operacionais dentro da linha de produção diminui de dias para horas ou minutos, melhorando a produtividade. Mesmo que ainda se trate de uma novidade para  a indústria, a impressão 3D tem potencial para alcançar o auge da personalização no setor.