Brasília

-

Hoje

31ºC

18ºC

Amanhã

31ºC

19ºC

IBOVESPA | -1,25% (130.259,54 pontos)

Como a alta de juros afeta a indústria?

Afrebras ressalta as consequências negativas para a indústria

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 25/03/2025

A indústria enfrenta uma série de consequências no cenário de aumento da taxa básica de juros que o país vive atualmente. A Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras) faz um alerta sobre os impactos negativos da política adotada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Nesta semana, o Copom decidiu aumentar a taxa básica de juros, Selic, em um ponto percentual. Com isso, o valor ficou em 14,5% ao ano e alcançou o maior patamar desde 2016.  

A Afrebras reconhece a importância do controle da inflação para estabilidade econômica, mas reitera que a indústria sofrerá com uma restrição dos investimentos produtivos, aumento dos custos de produção e redução da competitividade dentro do setor. 

Além disso, o alto valor da Selic intensifica significativamente os custos financeiros das empresas, por conta do encarecimento dos créditos. Essa dinâmica acaba por diminuir as taxas de inovação e modernização, ao dificultar o acesso a recursos financeiros. 

Diante disso, a associação se posiciona a favor de uma política fiscal alinhada com a política monetária nacional. Também destaca a necessidade do controle dos gastos públicos, a fim de preservar um ambiente favorável para os negócios e incentivar o crescimento econômico sem prejudicar a sociedade brasileira. 

INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS

O principal impacto para a indústria de alimentos e bebidas é o aumento dos custos de produção, consequência direta do aumento dos custos de insumos e desvalorização do real em relação ao dólar. 

Para superar tais desafios, especialistas orientam o investimento na busca por alternativas na melhoria de processos e na pesquisa e desenvolvimento de novos ingredientes. Também se recomenda a expansão de mercado para outros nichos, para manter a manutenção da competitividade dentro do segmento.