Brasília
Hoje
31ºC
18ºC
Amanhã
31ºC
19ºC
IBOVESPA | -1,25% (130.259,54 pontos)
Embalagens positivas e inteligentes crescem na indústria
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 28/03/2025
Nos últimos anos a indústria de alimentos e bebidas vem buscando alternativas de embalagens sustentáveis e mais tecnológicas, a fim de diminuir os impactos ambientais e aumentar a qualidade e a segurança alimentar.
A área que estuda saídas mais sustentáveis para a indústria se chama ecodesign e pode contribuir positivamente para toda a cadeia produtiva, pois propõe um olhar estratégico sobre a produção e a experiência do usuário, sem necessariamente aumentar gastos.
Muitos pesquisadores focam seus esforços no desenvolvimento de embalagens positivas, que usam rejeitos orgânicos. Assim, por serem biodegradáveis, diminuem as taxas de poluição e mantêm o fluxo natural do ecossistema.
No entanto, essa alternativa ainda enfrenta alguns obstáculos como o beneficiamento de materiais orgânicos biodegradáveis, o custo de transporte de resíduos até a fábrica, o custo de produção dessas embalagens e por fim, a distribuição.
Outra inovação no campo das embalagens são as embalagens inteligentes, que permitem o monitoramento da qualidade do produto ao longo da cadeia de abastecimento.
Nesse grupo estão embalagens com sensores que medem a temperatura, a umidade ou outros parâmetros do produto, etiquetas inteligentes que possuem um chip que armazena informações sobre o produto, indicadores de Tempo-Temperatura (ITT) que registram a história térmica e indicam a qualidade, o frescor e a validade de produtos perecíveis, ou mesmo um código QR que pode ser escaneado para obter informações.
Esse modelo de embalagens tem crescido ao redor do mundo e aumenta a transparência, melhorando a comunicação entre o consumidor e o fabricante, e consequentemente, gerando confiança na marca.
As pesquisas na área ainda estão em desenvolvimento e devem avançar nos próximos anos. No entanto, muitas das inovações já podem ser aplicadas no dia a dia da indústria.