Brasília
Hoje
29ºC
18ºC
Amanhã
28ºC
18ºC
IBOVESPA | 0,12% (134.739,28 pontos)
Assunto se tornou pauta após ação de auditores no Distrito Federal
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 25/04/2025
Uma ação de auditores da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) realizada após o feriado de Páscoa ganhou destaque por apreender mais de R$1,1 milhão em mercadorias irregulares, com créditos tributários gerados (impostos e multas) estimados em cerca de R$510 mil. O principal foco da operação de fiscalização foram as irregularidades fiscais e muitos produtos do setor de bebidas como refrigerantes, vinhos e cervejas estão na lista de itens apreendidos.
Podem ser consideradas irregularidades fiscais práticas como falsificações, contrabando, importação irregular, adulteração e sonegação de impostos. Esses pontos não só geram perdas fiscais, como também prejudicam a saúde dos consumidores.
Dada a complexidade do problema, que se organiza em uma rede criminosa, a solução parte por diversas vias. Os consumidores devem estar atentos aos produtos comprados e denunciar ao perceber alguma irregularidade.
Já as empresas devem estar atentas às normas regulatórias, utilizar de sistemas de rastreabilidade e investir na segurança alimentar, gerenciamento de risco e recall. Existe ainda a necessidade de políticas públicas que desestimulem a prática, com a valorização dos produtos legítimos e de qualidade, proteção dos consumidores e punição para infratores.