Brasília
Hoje
28ºC
17ºC
Amanhã
28ºC
17ºC
IBOVESPA | -0,38% (133.011,90 pontos)
Os jovens agora buscam uma vida equilibrada e sem excessos
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 28/04/2025
A Geração Z, jovens na faixa de 18 a 25 anos, tem mudado seus hábitos de consumo e, por consequência, a estrutura do mercado de bebidas. Isso porque, os jovens que em outras gerações eram vistos como o público alvo das bebidas alcoólicas, agora buscam opções mais saudáveis e uma vida mais equilibrada.
De acordo com um levantamento realizado pela empresa de consultoria MindMiners, 55% dos brasileiros da Geração Z não consomem bebidas alcoólicas. E entre os que ainda consomem, 43% disseram querer reduzir essa ingestão.
O impacto do comportamento já é claro no mercado: o consumo de bebidas zero álcool passou de 133 milhões de litros em 2018 para 752 milhões em 2024, e ainda pode alcançar 1,18 bilhão de litros até 2026, segundo dados da Euromonitor International.
O fenômeno ganhou o apelido de sober curious, que pode ser traduzido para algo como “curioso pela sobriedade”. Essa dinâmica abre um novo espaço para outras opções de bebidas sem álcool, como os refrigerantes que se tornam uma escolha popular por propiciar sabores variados.
Outro ponto de preocupação para esse grupo é em relação à saúde e bem estar. Nesse sentido, o refrigerante zero ganha destaque, já que por usar adoçantes artificiais em sua composição, representa uma bebida com baixas calorias e com menores quantidades de açúcar
Diante de tais mudanças, a indústria de bebidas passa a se adaptar às demandas do novo público, investindo em opções que oferecem sabor, qualidade e bem-estar.