Brasília

-

Hoje

29ºC

17ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,21% (136.511,88 pontos)

E-commerce se consolida no setor de alimentos e bebidas

As compras online brasileiras alcançaram R$16 bilhões em 2024

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 07/05/2025

O e-commerce já é considerado uma modalidade consolidada na indústria de alimentos e bebidas. Em 2024, as vendas online registraram um aumento de 18,4% no Brasil em comparação com o ano anterior, arrecadando R$16 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Isso demonstra que as mudanças de hábitos observadas principalmente a partir da pandemia de Covid-19 se tornaram permanentes, e que os consumidores se acostumaram com essa forma mais rápida e prática de compra. A indústria, portanto, precisa se adaptar às novas demandas.

O cliente online apresenta alguns comportamentos específicos, como a propensão por pesquisar mais, avaliando melhor suas opções e ofertas. Além disso, tende a buscar embalagens maiores e preços mais competitivos em diversas categorias.

Empresas que atuam na área também perceberam que as categorias de perecíveis, bebidas e mercearia registraram as melhores performances e que a eficiência no mix de produtos tem um desempenho maior no ambiente digital.

Mesmo com o cenário otimista, ainda existem algumas dificuldades para empresas do setor se adaptarem ao e-commerce. A mais crítica é em relação a entrega, já que produtos perecíveis e bebidas dependem de uma logística eficiente para garantir o prazo e a qualidade prometidos.

Nas vendas online o prazo de entrega é determinante. Um levantamento da ABComm revelou que , 30% dos consumidores abandonam o carrinho de compras devido a prazos longos. Outro ponto de atenção são as embalagens, essenciais para preservar o produto e a segurança do cliente.

Por isso, recomenda-se que os fabricantes invistam em estratégias de logísticas robustas que possam realizar uma entrega rápida ao mesmo tempo que garantem uma experiência satisfatória ao cliente.