Brasília

-

Hoje

25ºC

16ºC

Amanhã

26ºC

15ºC

IBOVESPA | -0,11% (139.187,39 pontos)

Confiança da indústria melhora em maio, mas pessimismo persiste

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou 48,9 pontos em maio

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 16/05/2025

A confiança dos empresários na indústria mostrou uma melhora em maio, mas os números ainda indicam pessimismo. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu de 48 pontos para 48,9 e continua abaixo da linha dos 50 pontos, que divide o otimismo do pessimismo.

Esse cenário já perdura por cinco meses e, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), impacta nas decisões de negócio das empresas. Na prática, pode representar adiamento de decisões de produção, de emprego e de investimentos.

O levantamento indicou que dois componentes do ICEI apresentaram melhora. O índice de condições atuais cresceu 1,3 ponto, passando de 42,7 pontos para 44 pontos. O que significa que, embora a avaliação seja mais positiva do que a de abril, os empresários percebem o momento das empresas e da economia como pior na comparação com o que era há seis meses.

Já o índice de expectativas registrou 51,3 pontos, um avanço de 0,6%. As expectativas mais altas podem ser explicadas pela percepção de que a economia nacional melhorou em maio.

A CNI avalia que os industriais demonstram confiança em relação à própria empresa, mas continuam pessimistas em relação à economia atual e ao cenário econômico futuro.

Com informações da Agência Brasil e CNI.