Brasília
Hoje
25ºC
13ºC
Amanhã
26ºC
14ºC
IBOVESPA | -0,28% (139.244,23 pontos)
A bebida se tornou popular entre os que querem uma opção mais saudável
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 19/05/2025
Saudável e refrescante, a água com gás vem conquistando cada vez mais a atenção dos consumidores por conta de seus benefícios à saúde.
A bebida é criada por meio de um processo bioquímico pelo qual é adicionado dióxido de carbono, em quantidade adequada para o corpo. E assim como sua prima água mineral, a gaseificada contém uma série de minérios como magnésio, cálcio, sódio e potássio que contribuem diretamente para a saúde óssea e eletrolítica.
Por possuírem componentes tão parecidos, ambas hidratam o corpo da mesma forma, auxiliando as funções vitais.
A água com gás também beneficia a saúde intestinal, pois aumenta o movimento peristáltico, ou seja as ondas de contração que ajudam a empurrar os alimentos através do trato digestivo, e com isso, facilita a digestão.
Ao mesmo tempo, essa característica faz com especialistas alertem pessoas com sofre de problemas gástricos a evitarem o consumo, já que o gás pode acentuar as condições.
A presença do magnésio faz com que a água gaseificada atue na proteção cardiovascular. Isso acontece porque o mineral contribui para o relaxamento dos vasos sanguíneos e , consequentemente, para a pressão arterial reduzindo o risco de doenças cardíacas. Além disso, o cálcio melhora o ritmo cardíaco.
Por fim, estudos recentes apontam que as bolhas efervescentes podem dar a sensação de maior saciedade e diminuir os níveis de glicose no sangue, contribuindo com a perda de peso, mas não gera um emagrecimento significativo. O seu consumo deve ser realizado de maneira equilibrada, junto de uma dieta saudável e a prática de atividades físicas.