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O segmento é uma oportunidade de investimento para marcas locais
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 28/05/2025
O Brasil é o quinto maior produtor de água mineral envasada do mundo, segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse dado consolida o país como uma potência em recursos hídricos.
A grande presença de aquíferos subterrâneos impulsiona o segmento, já que as águas minerais, diferente das águas tratadas, emergem à superfície em locais específicos, o que garante mais pureza e benefícios nutricionais.
A produção movimenta aproximadamente R$10 bilhões por ano (dados pré-pandemia), gerando empregos diretos e indiretos e proporcionando acesso a uma água de qualidade. Além disso, coloca o país na frente de grandes economias, como a Alemanha e França.
Expansão do mercado
O mercado também está em expansão, estimulado pela crescente preocupação do consumidor com a saúde e bem-estar. Além de um grande produtor, o Brasil também é um grande consumidor: são mais de 21 bilhões de litros anualmente.
De acordo com a Grand View Research, empresa americana de pesquisa e consultoria, o mercado de água engarrafada global deve apresentar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,9% até 2030.
Nesse contexto mundial, o país também se destaca na exportação de água mineral. Os principais destinos para a água brasileira são a Guiana, Estados Unidos, Porto Rico, Paraguai e Chile.
Esses números revelam um cenário rico para investimentos. Marcas locais e iniciativas inovadoras têm grande potencial no setor, já que este apresenta uma menor concentração de transnacionais e o consumidor está buscando cada vez mais o produto.