Brasília
Hoje
25ºC
13ºC
Amanhã
25ºC
12ºC
IBOVESPA | -0,43% (137.212,63 pontos)
Tendência impacta na formulação de produtos, desde dos sabores até as embalagens
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 09/06/2025
A personalização se tornou parte da estratégia de marketing do setor de bebidas nos últimos anos. Isso está relacionado ao desejo do consumidor de adquirir não apenas um produto, e sim uma experiência completa.
Esse processo envolve oferecer ao cliente experiências exclusivas, que se adaptem às suas necessidades mas também que respondam aos seus desejos. Assim, atualmente tudo depende de entender o público-alvo, desde a formulação de sabores até as embalagens.
Implementar esta estratégia confere ao fabricante uma vantagem competitiva, já que aumenta a fidelização de clientes e a inovação, mantendo a marca relevante no mercado.
Bebidas com sabores regionais, temáticos e com nomes específicos tem se destacado e são o exemplo perfeito dessa dinâmica. Obtidos através de técnicas de mixologia, infusões e uma pesquisa cuidadosa do mercado, a novidade chama a atenção de clientes e confere ao produto uma identidade própria.
Outro exemplo recente são as embalagens personalizadas. Projetadas para se destacarem entre as demais, contribuem para criar um vínculo entre o produto e o cliente. Essa personalização pode ser pensada em diferentes instâncias como nas cores, ilustrações, formatos e materiais, por exemplo.
No entanto, tais mudanças não impactam apenas na identidade visual do produto. Podem também ser projetadas para aumentar a proteção e preservação das bebidas durante o transporte e armazenamento.