Brasília
Hoje
26ºC
14ºC
Amanhã
27ºC
15ºC
IBOVESPA | 0,32% (139.636,40 pontos)
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 11/09/2014
Uma bandeira levantada pela Afrebras, desde sua fundação, é pelo mercado competitivo, com oportunidade para todos que se encontram nele. Porém, sempre esbarramos com estratégias das gigantes concorrentes para dominar esse setor já tão concentrado.
A última foi a das grandes cervejarias que, através das Medidas Provisórias nºs651/2014 e 653/2014, tentam impor, junto do Ministério da Fazenda, a tributação exclusivamente ad rem, extremamente danosa para o setor. Atualmente, a tributação do setor é um misto de ad rem com ad valorem.
Caso realmente mude para uma tributação ad rem, várias empresas pequenas irão fechar suas portas por não aguentar a carga tributária. Isso gerará uma concentração de mercado que será extremamente danosa para o setor como um todo. Abaixo, cinco razões para não deixar que o setor seja monopolizado:
É estimado que, enquanto uma pequena empresa gere um posto de trabalho para cada R$ 107,9 mil em faturamento, outras empresas gerem um posto de trabalho a cada R$ 573 mil, sendo assim, pequenas empresas empregam proporcionalmente mais que as grandes. Como resultado do monopólio, dezenas de empresas nacionais fecharão,fazendo com que milhares de pessoas percam seus empregos.
Atualmente, as pequenas empresas são responsáveis pelos sabores mais originais do mercado. Tais sabores despertam a curiosidade do consumidor, além de oferecer uma grande experiência para ele. Assim é com os consumidores do Paraná e a Cini Gengibirra, por exemplo.
Algumas empresas nacionais, além de centenárias, estão presentes na cultura e vida dos consumidores de sua região. Como citado acima, algumas marcas já se tornaram parte da vida das pessoas. O fim de uma marca regional também é fim de parte da história de sua região.
Pequenas empresas são responsáveis diretas pelo desenvolvimento da região onde se encontram, seja através de investimentos ou geração de empregos. O fechamento dessas fábricas, com certeza, iria afetar a economia de suas regiões.
Já pensou ir ao mercado e ver apenas uma marca de refrigerante? Pois isso que acontece caso o setor seja monopolizado. Atualmente, as pequenas empresas já possuem um espaço muito reduzido nas prateleiras, menos de 15%. Com o monopólio, esse espaço será menor ainda e achar um refrigerante nacional nas prateleiras dos mercados será mais difícil ainda.