A cerveja teria sido inventada para e por mulheres

28/09/2018

É hora de desconstruir um mito. Nenhuma cerveja foi inventada por homens masculinos, como muitos comerciais nos fazem acreditar. Embora a cerveja seja agora um símbolo de virilidade, nem sempre foi o caso. A revista Ulyces divulgou recentemente uma investigação sobre a história subestimada da bebida.

 

 

Segundo a revista, que realizou um longo levantamento das origens da cerveja, a bebida foi inventada por mulheres. Ela foi descoberta depois de muito trabalho há 9.000 anos no Oriente Médio.

 

 

A bebida teria surgido por acaso, depois que grãos de cevada fermentaram durante a noite. Para muitas civilizações, a cerveja era considerada um símbolo feminino e fértil. Este foi particularmente o caso no Egito, na Mesopotâmia, na Escandinávia, nos Celtas e nos Incas. A imagem do bravo guerreiro celta ou escandinavo se formando, um chifre de cerveja na mão talvez não esteja tão perto das origens da produção de cerveja.

 

 

Segundo as regiões do mundo, a cerveja não era percebida em todos os lugares da mesma maneira. “Os gregos e os romanos desprezavam a cerveja, a bebida das mulheres e ele preferia o vinho”, escreve a revista. Para eles, a cerveja era uma bebida de “bárbaros” reservados para os gauleses.

 

 

“A cerveja era particularmente popular na Gália, e conhecida como ‘cervica’. Este é o lugar onde o barril apareceu, o que permitiu um melhor controle da fermentação e armazenamento da cerveja. E mais uma vez, foram as mulheres que fizeram isso”, relata Ulyces.

 

 

Uma mudança gradual: Durante a revolução industrial, muitas pequenas cervejarias artesanais desapareceram. A revolução também gradualmente excluiu as mulheres do processo de produção. Muitas mulheres foram relegadas a cargos menores.

 

 

 

Fonte: SudInfo

24/09/2018