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O italiano Bortolo Bottega mudou-se para o Brasil em 1888, um ano antes da Proclamação da República. Mais de um século depois, a sua habilidade na produção de bebidas se mantém viva como a grande herança para os seus descendentes. Ele era o bisavô de Celso Botega (ao centro, na foto), que tem 73 anos e iniciou a carreira como mecânico industrial e foi um dos primeiros a compor a sociedade da ICBC (Indústria e Comércio de Bebidas) em Palmital, a cerca de 400 quilômetros de São Paulo. Hoje, o empreendedor comemora a força de uma das principais fábricas de refrigerantes regionais do país e que tem 60 anos de história com a atual família gestora.
Associada da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), a ICBC é oriunda de outra empresa, fundada em 1953, por um espanhol. Três anos depois, ele a vendeu para filhos de portugueses. Com inspiração italiana, a família Botega entrou no negócio em 11 de novembro de 1958, liderada por Oswaldo Botega – o irmão mais velho de Celso e que morreu, em 2011, aos 74 anos. Os Botega assumiram a empresa, totalmente, em 1969, após comprar partes de outros sócios.
Até então, Oswaldo era vendedor da indústria, mas, assim como os demais irmãos, foi motivado pelo pai, Antônio Botega, que, na época, era um grande produtor de café e morreu, em 1999, aos 88 anos, e pela mãe, Amélia Marana Botega, que viveu até os 87 anos, completados em 2004. Celso é hoje o único dos seis filhos do casal ligado diretamente à sociedade da indústria de bebidas – uma irmã dele, a bióloga Eva María Botega, atua como prestadora de serviço na área de qualidade. Os outros irmãos são um médico, um dentista e um mecânico industrial aposentado.
RECONHECIMENTO DO PÚBLICO
A ICBC segue com seu papel de destaque entre as demais indústrias regionais do setor. Neste ano, a empresa recebeu o ouro no concurso Os Melhores Sabores do Brasil, pela produção da Taubaína Conquista. A maior competição nacional desse mercado ocorreu, em junho, durante o Confrebras (Congresso Brasileiro de Bebidas), na Fispal Tecnologia, uma das maiores feiras para a indústria de alimentos e bebidas da América Latina, em São Paulo. O resultado repete a vitória de 2017, fazendo a empresa se tornar bicampeã na categoria tubaína.
Sem esconder a alegria pelo resultado da votação do público nas duas últimas edições do concurso, Celso conta que entrou no negócio em 1970, comprando a parte de um dos seus tios. “Em 1978, eu e meu irmão reunimos a família e compramos a parte de mais um tio que era sócio e queria atuar em outro ramo”, lembra ele, que teve o apoio de sua mulher Jovelina Ravagnani, de 69, e de seu filho, Celso Botega Júnior, de 38, que hoje atua na empresa. Os três aparecem juntos na foto do início desta reportagem.
Nascido em Ibirarema (SP) e influenciado pelos familiares, Celso sempre teve vontade de atuar na indústria. Aos 17 anos, mudou-se para São Paulo, onde fez curso de mecânica industrial pelo Senai, enquanto trabalhava em um grupo que produzia máquinas de costura na cidade. Depois, exerceu o mesmo cargo como prestador de serviços de uma multinacional de bebidas, mas com a certeza de que deveria ter o seu próprio negócio e valorizar o sabor genuinamente nacional.
A ICBC se consolidou como uma das mais importantes fontes da economia de Palmital, produzindo bebidas em embalagem descartável, e também integra um grupo da família que reúne empesas de produção de refrigerantes em garrafa de vidro e uma transportadora. “A transportadora ajuda na logística dos nossos produtos”, explica Celso, comemorando a ascensão de seus negócios.
SABORES E INOVAÇÃO
A empresa já produz 15 sabores de refrigerante tradicional: guaraná, laranja, cola, cola mix, limão, uva, abacaxi, citrus e a Taubaína Conquista, além de guaraná com zero caloria. Tem, ainda, os sabores de guaraná, maçã e uva verde da linha Refrituba, que é a do refrigerante reduzido em 50% do açúcar, além do guaraná e cola da linha Refribom. “Desenvolvemos essa nova tecnologia com parceiros de negócios que nos apresentam novas tecnologias”, diz Celso. “A gente inova para atender às novas exigências governamentais, pensando sempre nos nossos consumidores, que buscam hábitos cada vez mais saudáveis”, acrescenta. No total, a empresa tem 45 produtos de revenda, incluindo água, sucos, destilados e a cerveja Pilsen Conquista Beer.
O grupo empresarial tem 235 funcionários diretos e, considerando o número de indiretos e terceirizados, o quadro de pessoal sobe para mais de 1.000, de acordo com Celso. Ele ressalta que, para manter a empresa em alta no mercado, sempre se preocupou com a qualidade do clima organizacional entre os empregados, respeitando o papel e o trabalho de cada um deles nos processos de produção. “Temos relação de muito respeito aos nossos funcionários, porque eu, por exemplo, ainda faço parte da mecânica. Sempre estou no meio, dialogando”, assevera.
Com um público consumidor cada vez mais fiel, a ICBC atua em uma extensão de 250 quilômetros, comercializando os seus produtos em cerca de 400 municípios de São Paulo e do Paraná. “O prêmio do concurso [Os Melhores Sabores do Brasil] nos ajuda muito a divulgar a qualidade dos nossos produtos. Temos muita influência e inspiração dos nossos familiares italianos, que continuam produzindo vinho na Itália, mantendo a nossa tradição no ramo de bebidas”.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Afrebras | Foto: acervo pessoal
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