Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | 1,34% (126.315,53 pontos)

Paulo Guedes avisa aos líderes que não tem pressa na reforma tributária

Ministro da Economia afirma que Câmara e Senado não vivem um bom relacionamento com Bolsonaro

Por UOL Notícias| 12/12/2019

O ministro da Economia, Paulo Guedes, está instruindo os líderes governistas no Congresso a não acelerarem a tramitação da reforma tributária. Ele afirmou que não pensa em enviar toda a reforma de uma vez ao Congresso.Disse aos líderes com quem tem conversado que é melhor a reforma ser votada “aos poucos”.

Guedes pretende enviar apenas uma primeira parte de sua proposta em fevereiro do ano que vem. Antes disso, segundo explica, não adianta, porque o Congresso está prestes a entrar em recesso.

Na verdade, a avaliação do ministro, é que, se a reforma for votada toda de uma vez, os parlamentares decidirão por alguma perda de arrecadação da União. Ou para favorecer corporações, ou em prol de estados e municípios.

Então, segundo Guedes, é melhor esperar que a economia dê sinais de retomada porque aí o bolo fica maior e o risco de perda de arrecadação é menor. O ministro também está preocupado com a disputa de protagonismo entre Senado e Câmara pela aprovação da reforma.

Segundo ele, os presidentes das duas Casas, Rodrigo Maia (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senado), não vivem um momento de bom relacionamento com o chefe do Executivo, Jair Bolsonaro. E isso pode prejudicar ainda mais o governo na tramitação de uma reforma tributária ampla.

Como 2020 é um ano de eleições municipais, os líderes mais próximos ao governo passaram a acreditar, em função das conversas com o ministro, que a reforma só deverá ser aprovada mesmo depois que o eleitorado for às urnas, em outubro

“Na Câmara. Porque, no Senado, se der tempo, só final do ano. E a reforma valerá para 2021. Caso contrário, vale para 2022 e ninguém vai morrer por isso”, disse ao blog um dos líderes.