Brasília
Hoje
28ºC
19ºC
Amanhã
30ºC
20ºC
IBOVESPA | -1,12% (125.924,19 pontos)
Associação analisa práticas anticompetitivas que prejudicam produtores.
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 23/09/2021
Na missão de auxiliar os associados e os leitores do site, a Afrebras dará início a uma série de conteúdos descomplicando alguns temas econômicos que estão presentes em muitas matérias do setor de refrigerantes.
O primeiro conceito que apresentaremos hoje será o de concorrência pura, ou também conhecida como modelo de competição perfeita. Na ciência econômica, existem diversos modelos de mercado com diferentes características, entre eles: mercados competitivos e mercados monopolizados, esses dois são antagônicos por natureza.
A competição perfeita é a situação onde nenhuma das empresas tem poder de mercado, isto é, seja capaz de influenciar preços, quantidades produzidas e gerar falhas de mercado (veremos o conceito dessas falhas de mercado nos próximos textos). Outras características do modelo de competição perfeita são:
● Grande variedade de produtores e vendedores.
● Regulamentação de práticas anticompetitivas.
● Produtos homogêneos – existem produtos que são perfeitamente substitutos.
● Não existem barreiras à entrada de novas empresas no mercado.
● Informações simétricas – todos os consumidores e produtores conhecem todos os preços de produtos e utilidades que obteriam ao adquirirem cada produto.
Infelizmente, no mundo real esse tipo de modelo é bem escasso em diversos tipos de mercados, inclusive no mercado de bebidas brasileiro. Poucas empresas detêm a maior parte do poder econômico e corrompem os valores do livre mercado. O que prejudica a grande maioria das empresas regionais fabricantes de bebidas, seja por meio da tributação nada progressiva e que renuncia a receita dos oligopólios, ou por meio das práticas desleais de mercado.
Por esta razão existe a Afrebras, que luta por ideais justos de comércio, que promovem o bem-estar dos consumidores e vendedores de refrigerantes, tributação isonômica, diversidade de produtos que priorizem ingredientes regionais e gerem condições igualitárias entre os agentes da sociedade.