Brasília

-

Hoje

28ºC

18ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | 1,51% (126.526,27 pontos)

Logística reversa: entenda o que é, como funciona e suas vantagens para o meio ambiente

A medida tem por objetivo reduzir os impactos ambientais causados por resíduos

Por Portal de Bebidas Brasileiras (Afrebras)| 31/01/2022

QUALIDADE

A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, que consiste num conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo, em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

A prática da logística reversa está prevista na Constituição pela Lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Segundo ela, a partir do momento que uma empresa gera resíduos que impactam o meio ambiente, é também sua responsabilidade prevenir e/ou reparar os danos.

Como funciona a logística reversa na prática:

Há diferentes maneiras de fazer a coleta desses resíduos, as mais utilizadas são o recolhimento direto, no qual resíduos são retirados diretamente no endereço do cliente, seja no momento da entrega de uma compra ou em uma operação a parte destinada a isso.

A outra maneira – e mais comum – é através dos pontos de recolhimento, que são criados pelas empresas e ficam normalmente sobre a responsabilidade de alguém que os comercializa, e periodicamente, a empresa fabricante retira os materiais e destina ao descarte correto.

O objetivo é obter materiais que possam ser reaproveitados, dar o descarte correto e incentivar a adoção de práticas sustentáveis pelos usuários finais, contribuindo assim, com a economia alternativa gerando novos produtos a partir de resíduos. O que por sua vez, promove o desenvolvimento econômico e social.