Brasília

-

Hoje

30ºC

15ºC

Amanhã

30ºC

20ºC

IBOVESPA | 0,88% (127.032,03 pontos)

Como a taxa de juros afeta a indústria?

Copom elevou a taxa básica de juros para 1,5% no início de fevereiro

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 14/02/2022

freepik.com

 

A taxa básica de juros, conhecida como taxa Selic é uma importante ferramenta para o controle da inflação, que por sua vez anda em um patamar bastante alto no país, 10,06% (IPCA acumulado nos últimos 12 meses) – IPCA é o principal índice de inflação do Brasil. E no início do mês o Comitê de Política Monetária (Copom), elevou a taxa básica de juros para 1,5% pontos percentuais, resultando em taxa básica de juros de 10,75% ao ano.

Uma pergunta frequente é: como a taxa de juros afeta a economia?

Em cenários de juros altos, muitas empresas e indústrias tendem a tomar menos empréstimos, já que o valor emprestado aumenta em condições de juros mais altos e isso impacta diretamente a capacidade de investimento das empresas, consequentemente, isso gera uma queda na produtividade.

Por outro lado, o controle inflacionário e a redução na taxa de câmbio são elementos necessários para manter a produtividade de empresas e indústrias estáveis. A inflação gera um aumento nos custos de produção, isto é, encarece insumos e custos de operação, com o controle da inflação via taxa de juros, o impacto da alta de preços pode ser minimizado.

Já a taxa de câmbio pode cair como efeito da alta das taxas de juros. Isso acontece porque quando os juros aumentam, maior fica o retorno em títulos públicos atrelados à taxa básica de juros. Os investidores estrangeiros optam por comprar esses títulos em busca de maior rentabilidade, a moeda utilizada nessa transação é o dólar, ou seja, aumenta a oferta de moeda estrangeira no país.

A indústria brasileira importa muitos materiais de fora e um dólar mais baixo pode facilitar na aquisição desses insumos. Além disso, o dólar afeta o preço das commodities como a gasolina, açúcar, café e álcool, que também ficam mais baratas em cenário de queda dólar.