Brasília

-

Hoje

30ºC

15ºC

Amanhã

30ºC

20ºC

IBOVESPA | 0,88% (127.032,03 pontos)

Conflito entre Russos e Ucranianos impacta a economia

Aumento de commodities como o petróleo prejudicará crescimento do setor de bebidas

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 24/02/2022

ECONOMIA

Após meses de tensão com a OTAN (Aliança Militar Ocidental), a Rússia começou a ocupação do território ucraniano. Esse iminente conflito terá impacto direto na economia brasileira chegando ao setor de bebidas.

Cinco pontos fundamentais podem ser listados:

  1. Aumento no preço dos combustíveis
  2. Aumento no preço dos alimentos
  3. Aumento no valor do dólar
  4. Aumento da pressão inflacionária
  5. Expectativa de crescimento reduzida

 

O petróleo é um dos principais produtos da economia russa, a oferta de combustível será afetada pelo o conflito, além disso sanções econômicas impostas pelos EUA e UE pesam ainda mais sobre preço dessas commodities. A cotação do petróleo nesta quinta-feira (24 de fevereiro) passou dos US$100.

Alimentos como milho e trigo poderão aumentar de preço, a Ucrânia exporta 17% de todo milho produzido no mundo, já a Rússia e Ucrânia são responsáveis por 30% de toda exportação de trigo no mundo.

Em momentos de crise política, ações e títulos do governo americano costumam ter uma desvalorização, enquanto outros ativos mais líquidos (dólar e ouro) se valorizam e fazem com que o preço dos ativos aumente.

O dólar mais alto gera mais pressão inflacionária, mesmo com o dólar na última semana fechando na menor cotação desde junho de 2021, a alta no preço de petróleo, grãos e outros produtos anulam o efeito de dólar mais baixo.

A expectativa de recuperação econômica para 2022 já era ruim mesmo sem a perspectiva de conflito. Em momento de insegurança da economia global, a confiança econômica se deteriora e afeta as expectativas de crescimento.

O aumento de commodities como o petróleo terão efeito negativo no crescimento do setor de bebidas, pois a produção depende de transporte, maquinário depende de petróleo e outros insumos feitos de petróleo, como as resinas de PET aumentaram de preço.

Grãos como trigo e milho são matéria prima necessária para a produção de cervejas, uísques e outras bebidas à base de cereais, o aumento de preço desses grãos terão impacto direto na produção. Além do milho ser base de muitos aditivos alimentares.

 

 

Crédito Imagem: Banco de Imagens – Pixabay