Brasília

-

Hoje

30ºC

15ºC

Amanhã

30ºC

20ºC

IBOVESPA | 0,88% (127.032,03 pontos)

Redução do IPI é pauta do quadro ‘Opinião Ilimitada’ desta semana

Aprovada pelo presidente Bolsonaro, a medida vai beneficiar os produtores regionais

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 03/03/2022

OPINIÃO ILIMITADA

https://www.youtube.com/watch?v=6g44hP1yB-k

No primeiro vídeo do mês, o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil, Fernando Rodrigues de Bairros, trata sobre o Decreto nº 10.979, que altera a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI). A medida publicada em 25 de fevereiro no Diário Oficial da União (DOU), favorece as indústrias nacionais, que já vêm lutando a anos por mais equidade no setor de bebidas.

No vídeo, Bairros explica como o Decreto vai impactar positivamente todos os setores da sociedade, pois, com as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados reduzidas, o custo de produção para as indústrias será menor, consequentemente, o valor final do produto também será menor, aumentando assim o poder de compra do cidadão.

Após a publicação do Decreto pelo DOU, alguns governadores se manifestaram contra a medida, sob a justificativa de que a ação causará uma queda na arrecadação dos estados e municípios.

Justificativa essa, que Bairros derruba no vídeo. “O consumidor vai comprar mais, a indústria vai precisar produzir mais e a arrecadação dos impostos vai aumentar justamente em função do aumento da produção”, elucida o presidente da associação.

O presidente da Afrebras alerta ainda que o principal peso tributário dos produtos está no ICMS e não nos impostos federais, como o IPI.

 

Vale a pena dedicar quatro minutinhos para assistir o vídeo e entender mais sobre o assunto.

Não se esqueça de compartilhar com o máximo de pessoas que puder. Afinal, conhecimento é poder 😉