Brasília

-

Hoje

30ºC

15ºC

Amanhã

30ºC

17ºC

IBOVESPA | 0,95% (127.122,25 pontos)

Fábrica de créditos de impostos prejudica livre concorrência

Em vídeo, presidente da Afrebras critica regalias concedida às multinacionais da ZFM

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 08/03/2022

https://youtu.be/XUiz15pfF6w

 

As indústrias do setor de bebidas instaladas na Zona Franca de Manaus, além de não pagarem impostos, ainda pedem restituição de créditos. A posição dos representados pela Associação dos Fabricantes de Refrigerante do Brasil (Afrebras), há anos repudia a prática anticoncorrencial.

Em seu vídeo semanal, o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, denuncia a prática de créditos de impostos, que segundo ele, “Pode não ser ilegal, mas é imoral”, diz.

A cadeia de transferência de créditos de impostos de empresas multinacionais faz com que o dinheiro que retornaria como arrecadação seja utilizado como prática para prejudicar a livre concorrência.

Quando a arrecadação dos estados está baixa, umas das primeiras ações dos governos é elevar o custo de vida da população, aumentando os impostos. No entanto, nada é feito para uma efetiva correção das distorções tributárias que o setor de bebidas enfrenta. “Quem contribui com o desenvolvimento social são as indústrias regionais que não usam qualquer artifício tributário, me mesmo assim seguem sem nenhum tipo de incentivo fiscal”, conclui Bairros.