Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

28ºC

19ºC

IBOVESPA | 1,51% (126.526,27 pontos)

O que é importante acompanhar sobre Economia nesta semana?

BC não cumpre meta de inflação, Guerra na Ucrânia e Aneel mantém bandeira tarifária

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 28/03/2022

 

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, reiterou ontem que o ciclo de aperto monetário vai terminar em maio, com a Selic a 12,75% ao ano. Em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, Campos Neto também disse que o BC pode voltar atrás na decisão e continuar subindo os juros em caso de escalada da guerra na Ucrânia. “Se houver impacto da guerra, podemos mudar. mas entendemos que 12,75% seria uma taxa capaz de levar a inflação à meta no horizonte relevante (da política monetária)”, afirmou.

Segundo o presidente do BC, o salto das commodities de energia, como o petróleo, produzirá em algum momento um choque reverso, de desaceleração econômica, com consequente reequilíbrio da inflação global. Na semana passada, a instituição admitiu que não deve cumprir a meta de inflação para 2022. O índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano de 2021 em 10,06%, a maior inflação em seis anos. (Estadão)

Guerra na Ucrânia

Dada a disparada dos preços do petróleo no mercado internacional por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia, a autoridade monetária divulgou também um cenário alternativo para algumas de suas projeções, que leva em conta a trajetória de queda do preço da commodity ao longo de 2022. Não informou, no entanto, até onde essa redução pode chegar. Neste caso, a probabilidade de a inflação deste ano ficar acima do teto da meta também é elevada, de 88%. Já a probabilidade de a inflação ficar abaixo do piso da meta em 2022, de 2%, nula.

Bandeira vermelha

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai manter a bandeira tarifária escassez hídrica para o mês de abril. Com isso, as contas de energia seguem com a taxa extra de R$ 14,20 a cada 100 kWh. A bandeira está em vigor desde setembro de 2021 e foi criada para compensar o aumento do custo de geração de energia por conta da crise hídrica no país, que obrigou o acionamento de termelétricas.

Quando a escassez hídrica foi anunciada, em agosto do ano passado, as térmicas respondiam por 29% da energia gerada no Brasil, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS).

A tarifa extra vale para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), com exceção dos moradores de Roraima, que estão fora do SIN.

A previsão é que a bandeira escassez hídrica tenha vigência até o fim de abril.

 

Com informações do Estadão e CNN
Imagem: BCB