Brasília

-

Hoje

29ºC

16ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | 1,51% (126.526,27 pontos)

Como as multinacionais usam seu poder econômico para sufocar a concorrência

Coluna do presidente no youtube denuncia concentração de mercado e privilégios

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 29/03/2022

https://www.youtube.com/watch?v=prLH2n5ablQ

 

O assunto do vídeo de hoje é a representatividade da indústria de Refrigerantes. O presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil, Fernando Rodrigues de Bairros, desenha a divisão que existe no setor. “É dividido em dois grupos: de um lado tem as grandes empresas como o sistema Coca-cola e Ambev, que são representadas pela Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes (ABIR), e do outro estão as indústrias regionais, que são representadas pela Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras)”.

Bairros explica que embora as duas associações defendem a indústria de bebidas, elas têm interesses totalmente diferentes. Na ABIR, o voto de seus associados é com base na participação de mercado de cada empresa, ou seja, quanto maior for a participação, maior será o peso do voto dentro da associação, em outras palavras, são os interesses do sistema das indústrias multinacionais que prevalecem. Isso mostra que a verdadeira luta da ABIR, é na verdade para concentrar mercado e buscar privilégios.

Diferentemente da Afrebras, na qual cada associado tem direito a um voto, independente do seu “tamanho”.

Assista ao 📹 vídeo completo no YouTube e entenda como as multinacionais usam do seu poder 💵 econômico por trás dessas associações, para sufocar a concorrência.