Brasília

-

Hoje

29ºC

18ºC

Amanhã

29ºC

16ºC

IBOVESPA | 1,09% (128.508,67 pontos)

Setor de Combustíveis e Bebidas sofrem com tributação injusta

Substituição Tributária no ICMS atrapalha a composição dos preços e a concorrência nos dois setores

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 19/04/2022

A pedra no sapato das indústrias de refrigerante do Brasil atualmente se concentra na luta pelo Fim da Substituição Tributária no ICMS. Semanalmente o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras) utiliza de sua coluna ‘Opinião Ilimitada’, no YouTube, para debater com a setor e com a sociedade em geral os efeitos que a cobrança desse tributo tem em toda cadeia industrial.

Recentemente, diante do anúncio do aumento do preço dos combustíveis, o presidente Afrebras se posicionou publicamente diante do assunto. A situação dos combustíveis é a mesma situação do setor de bebidas – SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA – aplicado em ambos os setores, bebidas e combustíveis têm os mesmos problemas.

A discussão sobre o fim do ICMS Substituto é pauta antiga e constante da Afrebras sob o argumento de que a antecipação do recolhimento do ICMS impede o crescimento das indústrias ao impactar o fluxo de caixa. “Isso impede que a pequena indústria consiga concorrer em pé de igualdade com as multinacionais do setor. Além do empresariado, o consumir também sofre as consequências desse sistema desleal de tributação”, afirma o presidente da Afrebras.

Os sucessivos aumentos no preço dos combustíveis geraram uma queda de braço entre o governo federal e os estados, e o posicionamento da Afrebras apoia a crítica feita pelo presidente Bolsonaro.

“Os governadores estão passando ilesos nessa questão, eles são os principais responsáveis pelo impacto do aumento de preços, cabe a sociedade pressionar os governadores para eles contribuírem com um país mais justo e igualitário”, finaliza Bairros.

Relembre:

https://afrebras.org.br/noticias/aumento-no-preco-dos-combustiveis-e-pauta-em-roda-de-conversa-da-afrebras/

https://afrebras.org.br/multimidias/governadores-lucram-em-cima-do-aumento-dos-combustiveis/