Brasília

-

Hoje

30ºC

16ºC

Amanhã

29ºC

15ºC

IBOVESPA | 1,09% (128.508,67 pontos)

Fiscos estaduais: liberem as indústrias da Substituição Tributária

Tramoia tributária reflete medo de concorrência isonômica

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 26/04/2022

https://youtu.be/_YnwFPzc_9Q

O vídeo de hoje já começa com um apelo 🆘: “Fiscos estaduais, liberem as indústrias de refrigerante da Substituição Tributária”, desafia o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), Fernando Rodrigues de Bairros.

O presidente utiliza o canal do 🎦 YouTube para colocar em debate uma das 🚩🚩bandeiras prioritárias do Setor de Bebidas: o fim do ICMS Substituto. Ele explica que o recolhimento antecipado do ICMS na fonte, garante receita prévia para o estado e prejudica o 📉 fluxo de caixa das indústrias — o que impede o crescimento das empresas e o poder de concorrência com as multinacionais que não sofrem esse tipo de tributação.

Na opinião embasada em fatos, Bairros argumenta que esse tipo de — 🚫tramoia tributária 🚫 — reflete o medo das multinacionais em concorrer igualitariamente com as empresas nacionais de bebidas.

Por exemplo, em uma operação em que uma indústria paga R$ 500 mil de ICMS, 60% desse valor – que corresponde a R$300 mil – é referente ao ICMS Substituto. “Estamos adiantando o valor do ICMS pago pelo cliente ao estado. De onde vou tirar esse dinheiro?”, questiona. ❓

Seguindo a linha de raciocínio do presidente da Afrebras, se o Fiscos Estaduais liberarem as empresas do ICMS Substituto, a arrecadação vai aumentar.

E ai, gostou do que o presidente da Afrebras debateu hoje?  👍🏽👎🏽

Comente aqui conosco 👇🏽.