Brasília

-

Hoje

30ºC

17ºC

Amanhã

30ºC

16ºC

IBOVESPA | 1,09% (128.508,67 pontos)

Produção industrial de bebidas cresce no mês de março

Mesmo com a melhora o setor apresenta um resultado tímido

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 04/05/2022

O IBGE divulgou ontem (03), os dados os dados referentes a produção industrial — pesquisa realizada mensalmente pelo órgão.

A produção industrial brasileira teve alta de 0,3% em março, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a segunda alta consecutiva do indicador, que cresceu 0,7% em fevereiro. No acumulado de 12 meses, a o setor teve crescimento de 1,8%, mas recuou 4,5% no trimestre. A indústria teve alta em 14 das 26 atividades pesquisadas, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias, produtos químicos, bebidas e máquinas e equipamentos.

Segundo dados do IBGE, o mês de março foi marcado pelo crescimento da produção de bebidas de 6,4%. No mês de fevereiro, a produção havia crescido, mas continuava com uma variação negativa de -3,5%.

Ainda com a melhora na fabricação, o mês de março quando comparado com o mesmo mês do ano anterior ainda apresenta um resultado tímido. No acumulado dos 12 meses, a fabricação de bebidas apresentou uma variação de -0,6%.

As perspectivas para os próximos meses é que a inflação elevada seja o principal obstáculo para o crescimento industrial. A inflação, que já se mantém elevada no Brasil, também está alta nos países que oferecem matérias primas para o Brasil. O que aumenta massivamente os custos de produção.

O aumento das taxas de juros também é outro fator que pode atrapalhar a produção de bebidas. Quando os juros estão altos, fica mais caro tomar empréstimos para financiar investimentos e aumentar a produção. E os consumidores passam a demandar menos produtos industrializados, já que a renda está retraída em razão da piora no cenário econômico.

 

 

Imagem: Pixabay