Brasília

-

Hoje

30ºC

17ºC

Amanhã

30ºC

16ºC

IBOVESPA | 1,02% (128.424,32 pontos)

Governo zera alíquotas de imposto de importação de vários produtos

A intenção da medida é tentar conter a inflação

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 13/05/2022

 

O Governo Federal estipulou nesta última quarta-feira que irá zerar e reduzir as alíquotas de impostos de importações referentes a onze produtos. Essa mudança de tratamento vem de uma proposta do Governo para regular o aumento de preços causados pela inflação.

Nessa ideia, foram zeradas as taxas dos produtos: carnes desossadas de bovinos; comestíveis de galos/galinhas; farinha de trigo; outros trigos e misturas de trigo com centeio; bolachas e biscoitos; outros produtos de padaria; ácido sulfúrico e milho em grão. E tiveram reduzidas as alíquotas para 4%, os seguintes produtos: fio-máquina de ferro ou aço não ligado com nervuras, sulcos ou relevos; barras de ferro com nervuras, sulcos ou relevos; mancozeb técnico.

Tais mudanças valerão até o dia 31 de dezembro desse mesmo ano, e custarão R$700 milhões em renúncia fiscal. Indo em contrapartida, enquanto os setores de carnes e aço são abarcados por essas vantagens, os setores de alimentos e bebidas continuam com seus valores crescendo conforme a inflação.

Nesse contexto, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), o Brasil registrou o pior abril em 27 anos. Somente no Distrito Federal, os setores de alimentação e bebidas aumentaram 2,11% seguindo a inflação. Esses setores já somam um aumento de 10,62% no aglomerado dos últimos 12 meses e ainda assim, continuam sendo negligenciados pelo governo.