Brasília

-

Hoje

30ºC

17ºC

Amanhã

30ºC

16ºC

IBOVESPA | 1,02% (128.424,32 pontos)

Produção industrial tem queda de 8 pontos em abril

Mesmo com índice em queda, micro e pequenas empresas apresentam crescimento no setor de bebidas

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 18/05/2022

A produção industrial relativa ao mês de abril apresentou uma queda de 8 pontos. Os dados são da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que avalia mensalmente o crescimento ou a queda da produção industrial do país através das seguintes atividades: o aumento do emprego na área de produção; o estoque acima do planejado; ou, a utilização da capacidade instalada acima do seu usual.

Dessa forma, o índice de abril evidencia atividades de produção industrial abaixo das comumente aplicadas, com destaque para o emprego industrial que finalizou o mês passado com alcance de 49,5 pontos.

Entretanto, de acordo com a própria CNI, tais resultados já eram esperados pois é histórico que o mês de abril possua uma taxa de produção industrial menor que 50 pontos. A Confederação acredita, também, que a pontuação do mês de abril se deu pelo resultado das desorganizações das cadeias globais de valor, que foram acentuadas pela guerra da Ucrânia mas já acompanhavam as nações desde o começo da pandemia de Covid-19.

Nessa premissa, o índice de produção industrial do país é de extremo interesse para a Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), e deve ser acompanhado com atenção seus associados. Isso porque o setor industrial corresponde a 22,2% do Produto Interno Bruto (PIB) da nação, sendo desses, 11,3% fornecidos somente pela Indústria de Transformação que possui em seu núcleo o setor de bebidas. Ademais, o interesse por esses dados devem ser prioridade no setor de bebidas pois, de acordo com dados divulgados pelo CNI, o setor de bebidas teve um dos menores crescimentos em confiança dos setores.

 

A Afrebras se dedica em sempre defender os interesses de seus associados. Apesar do crescimento baixo de confiança no setor de bebidas, e apesar da queda de produção industrial no mês de abril, outros dados do índice da CNI evidenciam a importância de micro e pequenos empresários na área. Isso porque, de um ramo industrial que fornece 55,4% da participação da indústria de transformação no PIB da indústria, dos 3045 estabelecimentos formais que existem, 2666 são pertencentes aos micro e pequenos empresários do país, números esses que vêm aumentando, anualmente, desde 2013.

 

Estabelecimentos formais, por porte:

Fonte: CNIIsso porque, de um ramo industrial que fornece 55,4% da participação da indústria de transformação no PIB da indústria, dos 3045 estabelecimentos formais que existem, 2666 são pertencentes aos micro e pequenos empresários do país, números esses que vêm aumentando, anualmente, desde 2013.