Brasília

-

Hoje

28ºC

18ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | 1,51% (126.526,27 pontos)

Precisamos defender a indústria nacional, diz presidente da Afrebras

Em série presidente detalha manobras tributárias na Zona Franca que distorcem a concorrência

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 19/07/2022

 

Já se passaram mais de 55 anos e a Zona Franca de Manaus segue recebendo incentivos e não cumprindo com o objetivo primordial de sua criação. Nas últimas semanas o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil, Fernando Rodrigues de Bairros fez uma série de vídeos retratando as manobras tributárias que o modelo atual da ZFM permite ao setor de indústrias de Refrigerantes.

Além de enumerar todos os incentivos como IPI, PIS/CPFINS, IRPJ, Imposto de Importação, entre outros, o representante da Afrebras denunciou os valores que o Brasil abre mão de arrecadar e que ao ser remetido pelas multinacionais para os Estados Unidos é tributado no país de destino. “Não há dúvida de que essas artimanhas tributárias lideradas pelas elites do setor não é justo com o país e muito menos com a sociedade brasileira”, considera.

Bairros defende que a razoabilidade e a proporcionalidade sejam aplicadas a tributação do setor de refrigerantes. Ele ainda critica o modo como os interesses do poder privado se sobrepõem ao poder público. “Não podemos mais aceitar esse tipo de ingerência, precisamos defender a indústria nacional”, finaliza.