Brasília

-

Hoje

29ºC

16ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | 1,51% (126.526,27 pontos)

Segundo ministro, Brasil vai crescer apesar dos juros altos

Ministro da Economia afirmou que o país terá recorde de emprego com 100 milhões de novos empregos

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 19/07/2022

 

 

Durante evento de posse do novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários, que aconteceu nesta segunda (18), o ministro da Economia, Paulo Guedes disse que o Brasil “está condenado” a crescer, mesmo com inflação e juros altos.

“O Brasil vai crescer 2% mesmo com juros mais alto. Então, tem um elemento estrutural aí.

Não tem como o Brasil não crescer, o país está condenado a crescer. Pode ser com uma inflação um pouco mais alta, mas vai crescer”, afirmou o ministro.

Nos últimos meses o Banco Central brasileiro elevou a Selic por 11 reuniões seguidas. Atualmente a taxa está em 13,25% ao ano, com possibilidade de, pelo menos, mais uma alta na próxima reunião, que acontece na primeira semana de agosto.

O ministro chamou a atenção para a queda da inflação no Brasil e a diminuição no índice de desemprego no país, chegando a dizer que haverá recorde de emprego até o fim de 2022.

Por fim, ele ressaltou que o Brasil “tem uma oportunidade extraordinária de se revolucionar e ter reindustrialização” com energia barata, além de ser a segurança alimentar e energética do resto do mundo.

Energia mais barata

O cenário parece favorável para as contas no fim do mês: leis recentemente aprovadas que alteram as tributações de itens como energia elétrica trouxeram a promessa de contas de luz mais baratas neste ano. A devolução do PIS/Confins cobrado a mais de consumidores —, além das normas que preveem limites para aplicação do ICMS da energia pesam nos valores mais amenos.

Contudo, frente ao resto do mundo, a diminuição não foi capaz de mudar o custo desnivelado: os brasileiros pagam a segunda conta de eletricidade mais cara do mundo.

Segundo um estudo da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), compilados pela Cupom Válido, nos últimos cinco anos, o custo da energia elétrica no Brasil aumentou em 47%.

Este aumento significativo contribuiu para que o país subisse no ranking mundial.

Por que a conta de luz é tão cara no Brasil?

Segundo o estudo, do total do custo pago pelos consumidores, apenas 53,5% são efetivamente utilizados para a geração, transmissão e distribuição da energia.

Os vilões estão nos outros 46,5% restantes, que são compostos por taxas, furtos, impostos e ineficiências.

Somente referente ao furto de energia, estima-se que em 2022 as perdas somarão mais de R$ 5,4 bilhões.

 

Bolsa de valores

Ontem o Ibovespa subiu 0,38%, aos 96.916 pontos.

Na Bolsa brasileira, a alta das commodities foi o motivo da alta. Para se ter uma ideia, o preço do barril do petróleo Brent avançou 4,47% e o minério de ferro subiu 2,18%.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: CNN / The News
Imagem:  Pexels / Karolina Grabowska