Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

30ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,36% (126.977,35 pontos)

Copom Decidirá Hoje Redução na Taxa Selic, Mesmo Diante de Desafios

Taxa Selic, em 11,75% ao ano, deve cair em 0,5 ponto percentual

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 31/01/2024

Nesta quarta-feira (31), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) enfrenta a decisão crucial de cortar a taxa básica de juros, a Selic. Apesar da recente valorização do dólar e dos elevados juros nos Estados Unidos, a expectativa é que o órgão reduza a Selic, atualmente em 11,75% ao ano, para 11,25% ao ano. Caso isso ocorra, será o quinto corte desde agosto, quando o BC interrompeu o ciclo de aperto monetário.

Em comunicados recentes, o Copom indicou que os diretores do BC, juntamente com o presidente Roberto Campos Neto, haviam previsto, de forma unânime, cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões.

De acordo com a última edição do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a expectativa é que a taxa básica realmente caia 0,5 ponto percentual. O mercado financeiro projeta que a Selic encerre o ano em 9%. A decisão será anunciada pelo Copom ao final do dia desta quarta-feira.

 

PREOCUPAÇÕES COM A INFLAÇÃO E CENÁRIO INTERNACIONAL

Na ata da última reunião, realizada em dezembro, o Copom expressou preocupações em relação às contas públicas e apontou riscos de um possível aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial.

O colegiado avaliou que parte da incerteza nos mercados, refletindo nas expectativas de inflação, está relacionada à capacidade do governo de implementar medidas fiscais compatíveis. Internacionalmente, a perspectiva de aumento dos juros nos Estados Unidos e os conflitos entre Israel e o grupo palestino Hamas complicam a tarefa do BC de reduzir os juros em 0,5 ponto por um longo período.

Conforme o último boletim Focus, a estimativa de inflação para 2024 diminuiu de 3,86% para 3,81%. Esse índice representa uma inflação dentro da faixa estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que varia de 3% a 4,5% para este ano, considerando o intervalo de tolerância de 1,5 pontos.

Em dezembro, impulsionado por alimentos e bebidas, o IPCA registrou 0,56%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo com a pressão dos combustíveis, o indicador ficou alinhado às expectativas do boletim Focus, acumulando um aumento de 4,62% ao longo de 2023.