Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

30ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,36% (126.977,35 pontos)

Tendências em Embalagens para Alimentos e Bebidas

A inovação que estende a vida útil dos alimentos

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 01/02/2024

Os desafios enfrentados pelos fabricantes de alimentos são constantes, pois buscam atender não apenas à demanda por produtos de qualidade, mas também às crescentes expectativas dos consumidores em relação à sustentabilidade, redução de desperdícios e aprimoramento da segurança alimentar.

Ao longo dos anos, as embalagens de alimentos evoluíram em termos de tamanhos, formatos e funcionalidades. Elas desempenham papéis cruciais, indo além da simples proteção e contenção, abrangendo conveniência, transporte e, mais recentemente, comunicação e marketing.

No entanto, as embalagens convencionais têm a função principal de proteger os produtos contra fatores ambientais, como oxigênio, luz e umidade, que podem degradá-los.

Diante da busca por inovações, os fabricantes precisam oferecer embalagens não apenas modernas, mas também seguras, capazes de aprimorar as propriedades dos produtos. Exemplos notáveis incluem as embalagens inteligentes e ativas.

A embalagem inteligente é uma tecnologia inovadora que tem se desenvolvido nos últimos anos. Esses materiais monitoram as condições dos alimentos embalados ou do ambiente ao seu redor.

Já as embalagens ativas têm o propósito de minimizar a deterioração dos alimentos e bebidas dentro da embalagem, induzindo mudanças positivas em sua vida útil. Isso ocorre sem a necessidade direta de adição de substâncias químicas ou agentes liberadores, proporcionando condições controladas de produção.

Diversos sistemas de embalagens ativas têm ganhado destaque, como eliminadores de oxigênio e etileno, reguladores de umidade, eliminadores e emissores de dióxido de carbono, embalagens de liberação controlada de antioxidantes e antimicrobianos, além de dispositivos para controlar a liberação ou adsorção de sabores e odores.

Ao permitir a extensão do prazo de validade e aprimorar a qualidade dos alimentos embalados, as embalagens ativas não apenas reduzem o volume de materiais utilizados, mas também contribuem para a diminuição do desperdício alimentar decorrente da deterioração.