Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

30ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,36% (126.977,35 pontos)

Indústria Brasileira Fecha 2023 com Crescimento de 0,2%

O resultado impulsionou a produção industrial para um patamar 0,7%

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 02/02/2024

A produção industrial do Brasil registrou um aumento de 1,1% em dezembro, marcando o quinto mês consecutivo de resultados positivos, conforme dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio de Janeiro. Com isso, o setor encerra o ano de 2023 com um crescimento acumulado de 0,2%, revertendo a queda de 0,7% observada em 2022.

O resultado impulsionou a produção industrial para um patamar 0,7% acima do período pré-pandêmico, em fevereiro de 2020. No entanto, o setor ainda está 16,3% abaixo do pico registrado em maio de 2011.

Apesar do desempenho positivo global, apenas nove dos 25 ramos industriais pesquisados apresentaram crescimento na produção. Destaque para indústrias extrativas, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis, além de produtos alimentícios.

Por outro lado, setores como veículos automotores, produtos químicos, máquinas e equipamentos, máquinas elétricas e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos enfrentaram indicadores negativos.

O ano de 2023 foi caracterizado por dois momentos distintos, conforme destacado por André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE. O primeiro semestre registrou uma tendência majoritariamente negativa na indústria, com uma queda de 0,3%. Contudo, o segundo semestre testemunhou uma recuperação, resultando em um crescimento de 0,5%.

Macedo ressalta que o desempenho de 2023 é considerado praticamente estável, refletindo um crescimento modesto. Contribuíram para este cenário o comportamento positivo do mercado de trabalho, aumento na massa de rendimentos e inflação controlada, principalmente no segmento de produtos alimentícios.

O pesquisador também destaca a contribuição positiva das exportações, especialmente no setor de commodities negociadas internacionalmente. Ao longo do ano, observou-se o início da flexibilização na política monetária, com a redução na taxa de juros.

Esses fatores, combinados, contribuíram para um cenário mais favorável na produção industrial brasileira, culminando em um fechamento de ano positivo, apesar dos desafios enfrentados em diferentes setores da economia.

 

Com informações da Agência Brasil.