Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

30ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,36% (126.977,35 pontos)

Pequenas Indústrias Brasileiras Enfrentam Desafios Financeiros Constantes

Principal razão é a dificuldade de acesso ao crédito que enfrentam

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 26/02/2024

Um estudo realizado pelo Panorama da Pequena Indústria (PPI) revelou uma década de insatisfação financeira entre as pequenas indústrias do país. O acesso limitado ao crédito se destaca como o principal obstáculo enfrentado por esses empreendimentos, conforme apontado pela pesquisa conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A carga tributária elevada também figura como uma das principais preocupações ao longo desse período.

As pequenas indústrias são as mais impactadas pelas mudanças econômicas, como o aumento da taxa básica de juros. A falta de recursos disponíveis para lidar com imprevistos também contribui para a difícil situação enfrentada por essas empresas nos últimos dez anos.

Ao longo de 40 trimestres entre 2013 e 2023, o acesso ao crédito mostrou-se um obstáculo recorrente, afetando tanto as indústrias de transformação quanto as do setor de construção. Em 2016, o Índice de Situação Financeira atingiu seu ponto mais baixo, refletindo o aumento das taxas de juros. 

Embora haja um leve otimismo refletido no Índice de Confiança do Empresário, que superou os 50 pontos em janeiro de 2024, a cautela persiste em relação aos investimentos e contratações, como indicado pelo Índice de Perspectivas da Pequena Indústria.

Apesar dos desafios, há sinais de crescimento: o número de micro e pequenas indústrias aumentou, atingindo 459 mil empreendimentos, e continuam a ser uma fonte significativa de emprego e renda no país. No entanto, medidas adicionais de apoio são necessárias para fortalecer esse segmento vital da economia brasileira.