Brasília

-

Hoje

29ºC

19ºC

Amanhã

30ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,36% (126.977,35 pontos)

O uso da nanotecnologia na Indústria de bebidas

Processos que mudam a produção

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 28/02/2024

A segurança alimentar é uma preocupação central para a indústria de alimentos e bebidas, visto que a contaminação por bactérias patogênicas pode acarretar sérias consequências tanto para os consumidores quanto para as marcas, que correm o risco de perder credibilidade e sofrer prejuízos financeiros significativos.

O emprego da nanotecnologia nas operações alimentícias está em franca expansão, um dos objetivos é reduzir o risco de contaminação dos produtos. Essa tecnologia tem impacto em todas as fases do processo produtivo, desde a fabricação até o processamento, transporte, embalagem, biodisponibilidade e prazo de validade.

Entre as aplicações da nanotecnologia na indústria de bebidas e alimentos, destacam-se o encapsulamento para aumentar a estabilidade dos ingredientes e a criação de novos sabores e texturas. Além disso, há nanopartículas projetadas para a liberação controlada de sabores e aromas, superfícies nano modificadas que conferem propriedades antibacterianas e barreiras contra sujidades, e materiais nanoestruturados para purificação e filtragem de ar e água.

Os nanomateriais são produzidos geralmente por métodos distintos daqueles utilizados para materiais em grande escala, requerendo, assim, novos processos de fabricação. Para compreender as propriedades desses materiais e garantir a qualidade durante sua produção, são necessários métodos e ferramentas de medição específicas.

Já é possível encontrar diversos produtos nano relacionados aos alimentos no mercado, como nanopartículas de carotenóides dispersas em água para melhor biodisponibilidade, suplementos à base de nano minerais (como ferro e cálcio) e sistemas micelares de tamanho nanométrico para fornecer minerais, vitaminas e fitoquímicos.

A implementação da nanotecnologia pode transformar completamente a indústria alimentar, alterando a maneira como os alimentos são produzidos, processados, embalados, transportados e consumidos. A aprovação pelos órgãos reguladores de alimentos e produtos relacionados dependerá da comprovação da eficácia e segurança desses materiais, considerando a exposição humana aos mesmos.