Brasília

-

Hoje

28ºC

19ºC

Amanhã

30ºC

20ºC

IBOVESPA | -1,12% (125.924,19 pontos)

Tendências em bebidas funcionais

Uma inovação que leva benefício para a saúde

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 08/03/2024

Uma bebida funcional é aquela que proporciona um benefício específico à saúde além da hidratação básica. Normalmente contém ingredientes adicionados, como vitaminas, minerais, ervas ou outros compostos bioativos, que se destinam a apoiar uma função específica ou melhorar a saúde, o que inclui bebidas esportivas, bebidas energéticas e águas enriquecidas com vitaminas.

O termo “alimento funcional” foi utilizado pela primeira vez no Japão, na década de 1980, para produtos alimentares fortificados com constituintes especiais que possuíam efeitos fisiológicos vantajosos. Dentre os compostos funcionais, diversas pesquisas recentes têm focado nos efeitos fisiológicos resultantes do consumo de uma ampla variedade de alimentos. 

Os ingredientes bioativos em bebidas funcionais incluem compostos fenólicos, minerais, vitaminas, aminoácidos, peptídeos, ácidos graxos insaturados, entre outros, que podem ser obtidos de plantas, animais e/ou microrganismos. 

Os tipos de bebidas funcionais que estão intensificando os mercados globalmente são pré/probióticos, bebidas com apelo estético, melhoradores do sistema cognitivo e imunológico, bebidas energéticas e esportivas produzidas através de diversos processos térmicos e não térmicos. 

Além disso, o aumento da importância das bebidas funcionais pode ser atribuído aos recentes avanços na pesquisa e desenvolvimento em nutrição e dietética.  Assim, a seleção dos ingredientes ativos, do processo de produção, da estabilidade de armazenamento, bem como das propriedades sensoriais da bebida funcional desenvolvida é importante para a aceitabilidade do consumidor.