Brasília

-

Hoje

28ºC

18ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | 1,51% (126.526,27 pontos)

Implementação da inteligência artificial na indústria

Otimização de tempo no processo produtivo e desafios para adequação nas empresas

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 13/03/2024

A Inteligência Artificial tem o papel de facilitar e aprimorar processos. A tecnologia ainda é recente, mas tem avançado com uma velocidade enorme. Na indústria, a inteligência artificial pode contribuir em diferentes aspectos como aumentar a eficiência operacional, estimular a criatividade e promover a sustentabilidade.

Essa nova alternativa oferece possibilidades de inovações em diferentes setores da produção industrial. Uma vertente particularmente promissora é a IA generativa, capaz de produzir textos, imagens e respostas com base em solicitações específicas.

Pesquisadores do Info-Tech Research Group identificaram algumas áreas em que essa tecnologia pode ser aplicada com sucesso. Entre elas, destaca-se a otimização da cadeia de suprimentos, com previsões mais precisas, identificação de riscos de fornecedores e aprimoramento de estratégias de transporte e precificação. 

 Outros estudos ressaltam a otimização do tempo no ambiente de trabalho, resultado de etapas dinâmicas e integradas. A inteligência artificial assume as tarefas repetitivas, permitindo que os funcionários dediquem mais tempo a tarefas que exigem criatividade e pensamento crítico. Não só a eficiência nos resultados aumenta, mas também o envolvimento da equipe, que se sente menos sobrecarregada com suas funções. 

Apesar das promessas de avanço, a implementação da IA nos setores produtivos enfrenta diversos obstáculos significativos. O cenário ainda em desenvolvimento e desconhecido, custos incertos e a necessidade de mão de obra qualificada são alguns dos desafios que as empresas enfrentam ao considerar a implementação dessa tecnologia.