Brasília

-

Hoje

28ºC

18ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | 1,51% (126.526,27 pontos)

BC reduz juros básicos da economia para 10,75% ao ano

Queda de 0,5 ponto era esperada pelo mercado financeiro

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 21/03/2024

O Banco Central (BC) decidiu cortar os juros pela sexta vez seguida devido ao comportamento dos preços, uma medida que era amplamente aguardada pelos analistas financeiros. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) optou por reduzir a taxa Selic, que representa os juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, fixando-a em 10,75% ao ano.

Em comunicado, o Copom indicou que prevê apenas mais um corte de 0,5 ponto na próxima reunião, marcada para maio, o que aumenta a probabilidade de pausa no ciclo de reduções a partir de junho. Essa decisão marca uma mudança em relação aos textos anteriores, nos quais o órgão sinalizava a continuidade dos cortes “nas próximas reuniões”.

A taxa Selic atingiu seu menor nível desde março de 2022, quando também estava em 10,75% ao ano. Esse movimento de redução segue um ciclo de elevações iniciado em março de 2021 e encerrado em agosto de 2022, quando o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas em meio à alta dos preços de alimentos, energia e combustíveis. Posteriormente, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas, até agosto de 2023.

Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, o menor nível da série histórica iniciada em 1986. Essa redução foi uma resposta à contração econômica causada pela pandemia de covid-19, com o objetivo de estimular a produção e o consumo. A taxa permaneceu nesse patamar até março de 2021, representando o menor nível da história.

A redução da taxa Selic tem o objetivo de estimular a economia, tornando o crédito mais barato e incentivando a produção e o consumo. No entanto, essa medida também pode dificultar o controle da inflação. O mercado projeta um crescimento econômico ligeiramente superior ao estimado pelo Banco Central, indicando uma expansão de 1,8% do PIB em 2023.

A taxa básica de juros, utilizada nas negociações de títulos públicos e como referência para as demais taxas de juros da economia, é reajustada pelo Banco Central para conter o excesso de demanda que pressiona os preços. Portanto, cortes na Selic só são realizados quando a autoridade monetária está confiante de que os preços estão sob controle e não correm o risco de subir.

Com informações da Agência Brasil.