Brasília

-

Hoje

28ºC

18ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | 1,51% (126.526,27 pontos)

Última semana para participar do Desenrola Brasil

Os interessados em renegociar dívidas têm até domingo (31) para buscar acordos

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 25/03/2024

O prazo final se aproxima para os brasileiros que buscam renegociar suas dívidas através do programa governamental Desenrola. Os interessados em renegociar dívidas têm até domingo (31) para buscar acordos com as instituições financeiras.

Nesta fase derradeira, após diversas prorrogações para os consumidores, somente aqueles que se enquadram na faixa 1 do programa têm a oportunidade de renegociar suas dívidas. Esta faixa abrange indivíduos com renda mensal de até dois salários mínimos ou cadastrados no CadÚnico.

Para participar do programa, a dívida original não pode exceder R$ 20 mil e deve ter sido contraída entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. As dívidas podem ser de natureza bancária, como cartões de crédito ou empréstimos, ou de outros setores, incluindo contas atrasadas de serviços essenciais como energia, água e comércio.

Até o momento, o Desenrola já beneficiou mais de 12,2 milhões de pessoas, resultando em uma negociação de aproximadamente R$ 37,5 bilhões em dívidas, de acordo com informações do Ministério da Fazenda.

O programa Desenrola Brasil possibilita a negociação de dívidas com descontos que podem chegar até 96%. O prazo para negociação presencial encerra-se no dia 28 deste mês, em mais de 6 mil agências dos Correios em todo o país. O processo também pode ser realizado online até o dia 31, através do site do programa.

Além das dívidas bancárias, como cartões de crédito, o programa inclui contas atrasadas de outros setores, como educação, energia, água, telefonia e comércio varejista. A plataforma possibilita a renegociação mesmo com bancos onde o indivíduo não possua conta, permitindo a escolha do que oferecer a melhor taxa para o pagamento parcelado.

Uma vantagem adicional do programa é a possibilidade de consolidar duas ou mais dívidas, mesmo que de credores diferentes, em uma única renegociação, seja à vista em um único boleto, por Pix ou financiando o valor total a prazo no banco de preferência.

 

Foto: Agência Brasil.