Brasília

-

Hoje

ºC

ºC

Amanhã

29ºC

19ºC

IBOVESPA | 0,65% (127.351,79 pontos)

Tendências em Bebidas à Base de Plantas

Alternativas Saudáveis e Nutritivas para o consumidor

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 04/04/2024

As bebidas à base de plantas, também conhecidas como plant-based, têm ganhado destaque no cenário alimentício atual. Elas são formuladas com água e ingredientes derivados de plantas, como grãos, castanhas e sementes. Este termo abrangente engloba extratos fluidos de cereais, nozes, legumes e sementes, proporcionando uma aparência e consistência semelhantes ao leite de vaca. Com a ausência de lactose e colesterol, essas bebidas emergem como opções mais saudáveis em comparação ao leite tradicional.

Os avanços no desenvolvimento desses produtos têm sido impulsionados pela crescente demanda dos consumidores por alternativas alimentares mais saudáveis. O consumo de bebidas de origem vegetal está em ascensão, refletindo as tendências contemporâneas de bem-estar, que incluem a redução do consumo de produtos de origem animal e uma maior diversificação na oferta de alimentos.

Cada tipo de bebida vegetal apresenta características únicas, como sabor, textura e composição nutricional. Dependendo da matéria-prima utilizada, essas alternativas ao leite podem oferecer naturalmente uma maior concentração de minerais essenciais, como cálcio, potássio, magnésio, sódio e fósforo, além de nutrientes minoritários, como ferro, selênio e zinco, destacando-se como produtos de alto valor nutricional.

Diante disso, as bebidas à base de plantas representam uma escolha saudável e nutritiva para aqueles que buscam uma alimentação diversificada. No entanto, é fundamental selecionar uma opção que atenda às necessidades nutricionais individuais.