Alimentos e Política: Como a Coca-Cola e a Pepsi enganaram os americanos para que votassem contra os impostos do refrigerantes

10/11/2018

Os eleitores do estado de Washington, na terça-feira, optaram por aprovar uma medida conhecida como Proibir os impostos locais em mantimentos . Afinal, seria estranho votar contra um projeto de lei que parece reduzir o custo das compras de supermercado, certo?

 

É provável que o pensamento dos executivos da Coca e da Pepsi esteja por trás da Iniciativa de Washington 1634 . A Big Soda gastou US $ 20 milhões para promover a iniciativa, que não faz exatamente o que seu nome promete. A Iniciativa 1634 proíbe os governos locais de promulgar impostos sobre mantimentos, mas isso não impede o Estado de fazê-lo.

 

“A campanha liderada pela indústria ‘ Sim! Para Affordable Groceries‘descreveu a medida como’ oposição a novos impostos sobre itens de mercearia todos os dias, tais como carnes, laticínios e bebidas ‘”, relatou Vox quarta-feira. “Mas as proibições em nível estadual de impostos sobre alimentos e bebidas parecem cada vez mais um meio efetivo para a indústria reduzir o ímpeto fiscal que está sendo construído.”

Não há como negar que a campanha foi um ato de decepção.

 

“Eles chamam isso de medida de imposto de mercado quando ninguém no público pensa em refrigerante quando pensa em compras”, disse Laura MacCleery , diretora de políticas do Centro para a Ciência no Interesse Público, à Vox . “Os anúncios têm fotos de brócolis. Mas isso nunca foi sobre um imposto de brócolis. Ninguém quer taxar brócolis.

O consumo de refrigerante está fortemente ligado à obesidade, diabetes, doenças cardíacas e uma série de outras condições, relatou Mother Jones , enquanto os impostos sobre os refrigerantes mostraram reduzir o consumo de refrigerantes.

 

“Em uma época de obesidade infantil crescente e com mais de 1 em cada 3 adultos com excesso de peso , os defensores da saúde dizem que os impostos de refrigerante são uma maneira eficaz de reduzir o consumo de bebidas açucaradas”, escreveu o New York Times .

 

Os impostos de refrigerante também podem ajudar a gerar fundos para outras iniciativas voltadas para a saúde.

 

A influência da Big Soda no resultado da Iniciativa 1634 é alarmante para alguns defensores da saúde pública. “É uma estratégia que basicamente impede a elaboração de políticas inovadoras”, disse Jennifer Pomeranz, professora assistente de política e gestão de saúde pública da Universidade de Nova York, a Mother Jones .

Comida e política não foi toda a água açucarada esta semana

Um incidente não tão doce no Gibson’s Donuts em East Memphis levou a uma grande reação no Dia da Eleição, quando a loja de donuts do Tennessee publicou uma foto na mídia social mostrando a candidata do Senado republicano Marsha Blackburn sendo servida no estabelecimento. Enquanto Blackburn acabou vencendo sua candidatura ao Senado, milhares de pessoas desprezaram a proposta de Gibson por aparentemente promover o candidato.

Para ser justo, parece que os donos estavam entre uma pedra e um lugar difícil: “Se tivéssemos dito a ela (Blackburn) não, provavelmente teríamos sido atingidos por muitas mídias sociais negativas”, disse o dono de Gibson, Don DeWeese, aos EUA. hoje . “Foi uma situação sem vitória para nós.”

 

DeWeese acrescentou que teria ficado “tão feliz em receber Phil Bredesen”, o adversário democrata de Blackburn. “Ele poderia entrar e obter exatamente o mesmo tratamento”, disse DeWeese.

 

Em um pouco de notícia mais agradável, Alexandria Ocasio-Cortez, a mulher mais jovem já eleita para o Congresso, sentou-se com Bon Appetit para falar sobre sua experiência de trabalho em restaurantes. Em Flats Fix, uma taqueria na Union Square de Nova York, Ocasio-Cortez lembrou onde sua campanha realmente começou.

 

“Para 80% dessa campanha, eu operava com uma sacola de papel escondida atrás daquela barra”, disse Ocasio-Cortez à publicação.

 

A deputada eleita trabalhou como garçonete e garçonete para fazer face às despesas e para complementar sua candidatura ao cargo. Como qualquer pessoa que tenha trabalhado na indústria de serviços lhe dirá, esse tipo de trabalho ensina muito sobre as pessoas – e isso definitivamente constrói o caráter.

 

Finalmente, embora saibamos que o presidente Donald Trump tem uma afinidade com a comida do McDonald’s, recentemente ficamos sabendo que o vice-presidente Mike Pence é mais um tipo de fritada de waffle. Pence foi visto em Chick-fil-A, na Geórgia, enquanto fazia campanha pelo candidato republicano ao governo, Brian Kemp.

Políticos: sempre tentando ganhar nossos corações através de fast food.

 

Fonte: MIC (EUA)