Cerveja feita com pão velho
Uma empresa que luta contra o desperdício de comida por meio da atualização de alimentos não vendidos quer desviar pelo menos 18 toneladas de pão dos aterros sanitários em um ano para produzir cerveja.
Em novembro, um recém-chegado ao mundo das cervejas de microcervejaria de Quebec entrará em mercearias: a cerveja Loop, feita a partir de pão que de outra forma acabaria no lixo.
A jovem empresa Loop é especializada em economia circular. Por mais de dois anos, ela se tornou conhecida por seus sucos prensados a frio, feitos de frutas e vegetais não vendidos.
Desde o início das operações, a empresa economizou cerca de 745.000 frutas e vegetais, representando mais de 600.000 kg de emissões evitadas de gases do efeito estufa.
Mas a Loop não é uma empresa de suco, insistem em seus fundadores.
“Nossa missão é reduzir o desperdício de alimentos e, da mesma forma, nosso objetivo é criar produtos que levem os excedentes da indústria e os coloquem de volta na cadeia de valor”, disse ele. Co-fundador da Loop, David Côté.
Cerveja
No Canadá, 750.000 pães totalmente comestíveis seriam jogados fora diariamente. Esta comida é naturalmente posicionada na mira de Loop, que quer recuperar pelo menos 18 toneladas em um ano.
Os pães desviados substituem entre 30 e 40% de cevada e trigo em cervejas Loop. Cada lata contém 175 gramas de pão, que é mais de quatro fatias.
A cerveja vem em três sabores, leves e azedos: limão-coentro, morango e limão-gengibre. Estas especiarias são elas próprias de frutos não vendidos do seu parceiro, Courchesne Larose ltée.
econômico
Usar pão na fabricação de cerveja não dificulta a fabricação de cerveja. Apenas desmorone o pão. Além disso, os custos de produção são reduzidos.
“Muitas vezes é mais fácil fazer modelos de negócios assim porque você tem uma entrada que custa menos do que comprar grãos, porque são produtos rejeitados”, disse o presidente e co-fundador. de Loop, Julie Poitras-Saulnier.
Para estocar, a empresa faz negócios com uma grande padaria que não quer ser nomeada. A empresa vende produtos não vendidos a um preço baixo, o que permite reduzir sua pegada ecológica e economizar dinheiro.
Produzir lixo é caro, disse David Côté. Courchesne Larose, por exemplo, gastou US $ 200 mil por ano em taxas de aterros antes de trabalhar com a Loop.
“As empresas estão provando que, para aumentar seus lucros, elas podem, por uma vez, não aumentar as vendas, mas gerenciar melhor seus materiais residuais”, disse ele.
O lançamento da cerveja Loop ocorrerá na quarta-feira, 7 de novembro, no Edifício Decade, no bairro Mile-Ex. Até o final de dezembro, estará disponível em muitas grandes mercearias e alguns bares em Montreal.
Fonte: Journal De Montreal