Bruno Laspina, o terceiro produtor de cerveja para celíacos na Argentina

23/05/2018

Bruno Laspina (30) é o único produtor de cerveja para celíacos em Mendoza e terceiro no país. Seis anos atrás ele começou a tentar fazer este produto. Este engenheiro da indústria alimentícia alentejana se estabeleceu por mais de 10 anos em nossa cidade e por seis anos começou a fazer cerveja artesanal e depois usar milho para quem não consome cevada.

 

“A idéia veio da minha carreira”, diz ele sobre esta iniciativa, e continua: “Eu comecei a experimentar com produtos fermentados, fez algumas hidromel (uma bebida alcoólica obtida a partir da fermentação de uma mistura de água e mel) e vinho “e cervejas, em seguida, produtoras.

 

Sua mãe, que é celíaca, o inspirou dessa maneira. “A cevada é uma matéria-prima muito difícil de substituir, então comecei a experimentar. Este é um dos quatro grãos que prejudicam o celíaco junto com trigo, aveia e centeio. No caso da cerveja, é pontualmente maltada a cevada, por isso uso o milho, o único substituto que faço para a produção da cerveja “, explicou.

 

Ele esclareceu que “não tem o mesmo corpo que uma cerveja comum (a mesma espuma), é uma bebida muito mais leve. Brewer pode jogar com a cevada, algo que não posso fazer-fazer cervejas com mais concentração de álcool no mercado mais maltes, há muitos no mercado, e no meu caso dos maltes que tenho de produzir, que gera uma limitação no meu produto “.

 

Conta que “infelizmente a burocracia desacelera os procedimentos para poder sair para comercializar em um ambiente totalmente legal”. É que, embora já tenha cumprido a apresentação de toda a documentação, ainda está aguardando o Registro Nacional de Alimentos (RNPA), que concede o Anmat. No entanto, a cerveja já é qualificada como sem glúten pelo Ministério da Saúde, a mais importante para o consumidor.

 

O processo de fabricação de cada garrafa dura aproximadamente 45 dias, para produzir 150 litros de cerveja. A cozedura dura cerca de 10 horas e o produto é encontrado em vinícolas e dietas.

 

Ele também se referiu à situação dos celíacos: “Que um celíaco hoje encontra um cardápio em cada restaurante em San Rafael é quase utópico, não sei se as condições podem ser dadas para isso. As opções que um celíaco tem não são as mesmas que para uma pessoa que não sofre desta patologia “.

 

E ele explicou que “você tem que disponibilizar um funcionário, uma cozinha separada, um conjunto separado de pratos, muitas condições que são caras para um restaurante, um bar ou alguém que forneça tal serviço. Talvez em lugares amplos onde eles tenham muito pessoal, capazes que os custos dêem para fazer “.

 

Cerveja ” La caverna del brujo ” é o nome do seu negócio. Por pouco mais de um ano ele se estabeleceu em uma pequena fábrica em El Cerrito que ele renovou. Também possui autorização municipal e registro de marca.

 

 

 

Fonte: Diario San Rafael 

 

20/05/2018