Coca-Cola dribla imposto sobre refrigerante

14/09/2018

Menor e mais caro é a estratégia criada pela Coca-Cola em suas garrafas para contornar a mudança de cálculo do refrigerante.

 

Desde 1º de julho, o imposto sobre os produtos doces tributa as bebidas em proporção à quantidade de açúcar nos alimentos. Uma política que visa incentivar os fabricantes a alterar suas receitas e optar por fórmulas menos doces.

 

Estratégia de downsizing

 

Se a maioria dos competidores do gigante americano, como o Sprite ou o Ice Tea, optou por jogar o jogo com mais bebidas dietéticas, a Coca-Cola optou por … mudar o tamanho de suas garrafas. Isso foi notado por um jornalista da revista especializada Rayon Boisson que divulgou a estratégia da empresa americana. Desde este verão, a tradicional garrafa de 2 litros agora contém apenas 1,75 litro de refrigerante e a garrafa 1,5 diminuiu em 0,25 litro, para 1,25 litro.

 

Aumento de preço

Essa estratégia de “downsizing” permite que os fabricantes reduzam suas quantidades na embalagem original para ocultar um aumento no preço por litro ou por quilograma.

 

Mas a Coca-Cola foi ainda mais longe, acompanhando a diminuição do tamanho das garrafas de seus contêineres com um aumento nas taxas por litro. O site Ray-Boissons mostra que, de fato “a Coca clássica está disponível por 1,19 euros/litro, para a embalagem de 1,25L, contra 1,01 euros/litro para a garrafa de 1,5L”.

 

Um aumento de 20% que a gigante dos EUA não quis comentar.

 

 

 

Fonte: Usine Nouvelle

06/09/2018