Governo da Malásia pondera taxa de refrigerante para incentivar vida saudável

29/08/2018

O governo da Malásia está considerando implementar um imposto sobre o consumo de refrigerante para reduzir o consumo de açúcar e incentivar uma vida saudável no país, disse o primeiro-ministro Mahathir Mohamad na segunda-feira (27 de agosto).

 

“A taxa de diabetes na Malásia é muito alta porque tomamos muito açúcar”, disse ele em resposta a uma pergunta no lançamento da Conferência e Exposição Cidades 4.0 + Empresas 4.0.

 

A questão estava na posição do governo em ter um imposto sobre o refrigerante para aumentar a receita do governo.

 

Separadamente, o Dr. Mahathir também disse que o governo quer que a Cyberjaya, a primeira cibernética da Malásia, se concentre mais no desenvolvimento de novas tecnologias e suas aplicações.

 

“Vamos incentivar o uso de Cyberjaya para este tipo de indústria”, disse ele.

 

Ele acrescentou que poderia haver uma segunda onda de desenvolvimento no Super Corredor Multimídia impulsionado pelos avanços tecnológicos na era digital.

 

Questionado sobre o projeto Forest City em Johor, o Dr. Mahathir disse que é contra a ideia de construir uma cidade para estrangeiros.

 

“Uma coisa é certa: a cidade que será construída não pode ser vendida a estrangeiros.

 

“Nossa objeção é porque foi construída para estrangeiros, não para os malaios. A maioria dos malaios é incapaz de comprar esses apartamentos”, disse ele.

 

Enquanto isso, no Conselho de Pessoas Eminentes (CEP) , o Dr. Mahathir sugeriu que não há intenção de tornar público o relatório do CEP.

 

Ele disse que os deveres do CEP são investigar e apresentar seu relatório a ele para outras ações.

 

“O trabalho deles é investigar. Aceitar ou não é o meu negócio, mas o principal é me alimentar com informações que preciso para tomar decisões”, acrescentou.

 

 

 

Fonte: Channel News Asia

27/08/2018