Brasília

-

Hoje

30ºC

16ºC

Amanhã

32ºC

18ºC

IBOVESPA | -0,03% (136.004,02 pontos)

Regionalização de bebidas: uma tendência que ganha forças no Brasil

Pesquisas apontam que consumidores buscam por produtos alinhados às suas tradições e valores

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 30/08/2024

A regionalização de bebidas tem ganhado força no Brasil nos últimos anos, impulsionada pelo desejo dos consumidores por produtos que remetem a suas tradições e costumes. Por conta disso, os fabricantes  nacionais têm ganhado mais espaço no mercado.

Segundo o relatório Mintel Global Food and Drink Trends 2024, o público cada vez mais valoriza produtos que promovem uma conexão autêntica com sua região. Por isso, receitas artesanais que exploram produtos e aspectos típicos de cada cultura se destacam nas prateleiras. 

No entanto, explorar essa nova tendência vai além da seleção dos ingredientes, pois também envolve compreender o contexto cultural, as tradições e as histórias que moldam a identidade regional. 

Todo esse conjunto ajuda a entender quais são os valores que esses consumidores buscam na empresa. De acordo com a pesquisa Global Consumer Pulse da Accenture Strategy apontou que 83% dos clientes brasileiros preferem empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida. 

Assim, empresas devem buscar alinhar a crescente inovação do setor com o respeito às tradições locais, estabelecendo uma conexão emocional com seus consumidores e consequentemente, uma fidelidade e vantagem competitiva.