Brasília
Hoje
26ºC
18ºC
Amanhã
27ºC
19ºC
IBOVESPA | 1,04% (129.650,03 pontos)
O bom resultado não muda o cenário de incertezas e preocupações
Por Portal de Bebidas Brasileiras| 09/04/2025
O Brasil alcançou a 25º posição no ranking mundial de desempenho da indústria de transformação em 2024. Esse é o melhor resultado desde de 2019, quando o país ocupava a 45º posição.
O levantamento é produzido pela agência da ONU para promoção do desenvolvimento industrial (United Nations Industrial Development Organization) e foi também divulgado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).
O resultado foi comemorado por representantes do setor e do governo. No entanto, a melhora no ranking mundial não interfere no cenário de desaceleração do ritmo da indústria nacional que vem sendo observado desde o fim do ano passado e que gera preocupações em 2025.
Além das preocupações internas, com destaque a alta de juros, a volatilidade do mercado externo pode agravar ainda mais a situação. O resultado é o aumento do pessimismo entre os empresários do setor e a diminuição das projeções do mercado para o crescimento da indústria e economia como um todo.
De acordo com a última publicação do Boletim Focus, realizado a partir da consulta de especialista pelo Banco Central (BC), o mercado revisou a expectativa do PIB (Produto Interno Bruto) de 1,98% para 1,97%.
Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial sofreu uma variação de 0,1 ponto ficando em 49,2% no mês de março. Apesar de permanecer estável, o valor abaixo de 50 indica uma falta de confiança que já segue a indústria por três meses seguidos.
Com isso, o setor precisa estar preparado para as rápidas mudanças internacionais e para as consequência das políticas de controle da inflação nacional. Assim, estratégias que visam garantir a segurança dos negócios se tornam ainda mais essenciais.