Brasília

-

Hoje

30ºC

17ºC

Amanhã

29ºC

18ºC

IBOVESPA | -0,37% (127.128,06 pontos)

2025 é decisivo para empresas se prepararem para transição tributária

Especialistas apontam a necessidade de planejamento para enfrentar as mudanças da reforma tributária

Por Portal de Bebidas Brasileiras| 10/02/2025

A reforma tributária representa uma mudança profunda para o país, impactando diferentes setores da economia e, consequentemente, toda a população. Nesse sentido, 2025 é o ano decisivo para que as empresas possam se preparar para os anos de transição, afirmam especialistas. 

As determinações sancionadas começarão a valer de forma gradual e 2026 está previsto para ser o ano da fase de testes, com alíquotas provisórias para a CBS e o IBS. De 2027 a 2033, as alíquotas sobem gradualmente, com os tributos atuais deixando aos poucos de serem cobrados.

Por isso, as empresas que desejam estar um passo à frente, e preparadas para lidar com um controle de riscos de forma eficiente, devem aproveitar esse ano para agir. Não apenas do ponto de vista tributário, mas levando em conta toda a cadeia produtiva. 

Especialistas apontam a necessidade de mapear impactos nos fornecedores e na cadeia de valor, revisar sistemas fiscais e contábeis, implementar tecnologias que garantam compliance e precisão nos cálculos e escriturar absolutamente todas as compras e pagamentos, em tempo real. 

O planejamento cuidadoso também deve levar em conta as projeção do mercado e do cenário macroeconômico, que tem impacto direto no desempenho das empresas e nas dinâmicas de competitividade.